Descrição
|
Lorlatinib (PF-06463922) é uma nova droga em desenvolvimento para o sub-grupo de recursos avançados não pequenas células de pulmão são cancerwho ALK ou ROS1 positivo e já tenham sido submetidos a um tratamento de genes com drogas thatspecifically targetthis tipo de câncer.Lorlatinib está atualmente sendo avaliado na fase II de ensaios clínicos como uma dose oral de 100 mg diariamente. Se forem comercializados vai becomean específicos adicionais de tratamento para esta sub-grupo de ALKor ROS1 positivos.
Lorlatinib atua inibindo a ALK e ROS1 receptor de tirosinocinase, com potente atividade contra um amplo espectro de ALK mutações resistentes. Inibindo ALK fosforilação e ROS1 atividade, lorlatinib inibe a sinalização a jusante, induzindo assim o processo de apoptose, o que resulta na inibição das células tumorais proliferação.
Devido à complexidade do tumor e o desenvolvimento de resistência ao tratamento, a progressão da doença é um desafio em pacientes com ALK-metastático positivo não pequenas células de pulmão (CPNPC). Um site comum para a progressão no CPNPC metastático é o cérebro.
Lorlatinib foi especificamente projetado para inibir as mutações do tumor que impulsionam a resistência aos outros inibidores ALK e penetrar a barreira hematoencefálica.
|
Mecanismo de ação
|
Lorlatinib é um inibidor da cinase com atividade in vitro contra ALK e vários outros tirosina quinase receptor objectivos conexos incluindo ROS1, TYK1, FER, FPS TRKA, TRKB, TRKC, FAK, FAK2 e etiqueta ACK. Lorlatinib demonstraram atividade in vitro contra várias formas mutantes do ALK enzima, incluindo algumas mutações detectado em tumores no momento de progressão da doença em crizotinib e outros inibidores ALK Rótulo. Além disso, lorlatinib possui a capacidade de atravessar a barreira sangue-cérebro, o que lhe permite chegar e tratar ou progressiva piora metástases cerebrais. O conjunto de atividades antitumorais de lorlatinib em modelos in vivo parece ser dose-dependente e correlacionados com a inibição da fosforilação ALK Rótulo.
Embora muitos ALK positivo CPNPC metastático pacientes respondem à primeira tirosina quinase terapias, tais pacientes também muitas vezes progressão tumoral. Vários estudos clínicos realizados com lorlatinib, no entanto, demonstraram a sua utilidade para efeitos de regressão tumoral em ALK positivo CPNPC metastático pacientes que vivenciam progressão tumoral apesar do uso atual ou já ter usado vários primeira e segunda geração de tirosina quinase como crizotinib, alectinib ou ceritinib.
|
Usa
|
Lorlatinib é um seletivo tirosina quinase inibidor do receptor usado no tratamento de casos selecionados de avançados não pequenas células de pulmão.Lorlatinib tem sido utilizado em ensaios estudando a ciência básica e tratamento de não pequenas células de pulmão e linfoma anaplásico quinase (ALK) positivo Non-Small células de câncer de pulmão (CPNPC) e ROS1-positivos CPNPC. Apesar de as respostas iniciais da utilização de diferentes ALK inibidores, no entanto, é praticamente quase garantido que todos os pacientes com a condição em causa desenvolverão progressão tumoral ou resistência à terapia atual em uso.
|
Efeitos colaterais
|
Uma terceira geração de ALK- e ROS1-inibidor, lorlatinib, demonstrou atividade progressão seguinte em um ou mais inibidores ALK.Lorlatinib está aprovado para ALK positivo CPNPC. Semelhante a outros agentes nesta categoria, lorlatinib está associado a hepatotoxicidade e doença intersticial pulmonar/evolutivos. CNS toxicidades, hiperlipidemia e bloqueio atrioventricular total também têm sido relatados.
|
Usa
|
Linfoma anaplásico quinase (ALK) é um receptor tirosina quinase que promove a proliferação celular e apoptose blocos. PF-06463922 é um ATP-competitivo, um inibidor seletivo da ALK (Ki = < 0,07 nM) e c-Ros oncogene 1 (ROS1, Ki = 0,7 nM). Tem forte atuação contra todas as ALK e ROS1 mutantes identificados em pacientes, incluindo o EML4-L1196M mutante de ALK (Ki = < 0,02 nM). PF-06463922 está disponível por via oral, exibindo a inibição da fosforilação ALK antitumorais e eficácia em um modelo xenoenxerto expressando EML4-L1196M ALK. Ele demonstra eficiente a barreira hematoencefálica penetração, produz cérebro regressão tumoral em camundongos guarida EML4-ALK tumores e aumenta a sobrevida global.[Cayman Chemical]
|
Inibidor da enzima
|
Este potente, dual ALK/ROS1 inhibitor (FW = 406.41 g/mol; CAS 1454846- 35-5), também chamado de 10R)-7-amino-12-fluoro-10,15,16,17-tetrahidro- 2,10,16-trimetil-15-oxo-2H-4,8-methenopyrazolo[4,3- h][2,5,11]benzoxadiazacyclotetradecine-3-carbonitrilo, metas a protooncogene tirosina-proteína quinase ROS1 (Ki < 0,02 nM) bem como wild-tipo linfoma anaplásico ALKWT quinase (Ki < 0,07 nM) e seu Leu-para-Met ALKL mutante1196M (Ki de = 0,7 nM). PF-06463922 significativamente inibe a proliferação celular e induz a apoptose celular na HCC78 CPNPC humanas adultas guarida SLC34A2-ROS1 fusões e o BaF3-CD74-ROS1 células expressando CD humana74-ROS1
|